“Neste mundo de mudanças, precisamos de algo em que possamos agarrar, algo que seja seguro e firme, algo que nunca mude…o que poderia ser melhor que a Palavra infalível de Deus?”
Translate / Tradutor
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
História: O Uso da Língua
Texto: Salmos 19:14
Material necessário: varias latas coloridas
Em cada lata deverá Ser colocado um dos seguintes itens: limão (um pode ser descascado) , cebola inteira e cortada em pedaços, resto de lixo, sal, pimenta e uma lata com bombons.
À medida que a história é apresentada, destacando-se cada um dos itens das latas, pode-se pedir as crianças que venham ajudar, abrindo as latas.
Introdução: As pessoas hoje estão muito preocupadas com a beleza e a higiene da boca. Isto é muito bom. As mulheres passam batom e todos escovam os dentes (todo mundo aqui escova os dentes? Quantas vezes?), alguns passam halitol, chupam balas. Mas nem todo mundo está preocupado com aquilo que sai da boca.
Deus fez a nossa boca para que nós falemos coisas boas, palavras que abençoem as pessoas, que confortem que encorajem, que animem, mas nem sempre é assim.
Vejam estas latas. Tão bonitas por fora, mas vamos ver o que há dentro delas?(A apresentação de cada lata vai depender da ordem como as pessoas escolherem, mas a lata com os bombons deverá ser a última).
1ª Lata- LIXO
O que tem dentro desta ata?Lixo? Vocês viram o rosto dele/a quando abriu a lata? Penso que Deus se sente assim quando a boca que ele criou para dizer coisas boas, falam bobagens, besteira, palavras feias, palavras que ofendem os outros, mentiras, palavrões… muita gente tem a boca tão bonita por fora, mas quando abre…vocês já viram as músicas que muitas pessoas cantam? Já prestaram atenção na letra? É a musica da cachorra, e tantas outras coisas assim. Em Efésios 4.29 lemos que nenhuma palavra suja deve sair da nossa boca.
2ª Lata- PIMENTA
O que temos aqui? Pimenta? A pimenta lembra aquelas palavras picantes que soltamos, fofocas que fazemos SOS outros. Vocês sabem o que é uma pessoa fofoqueira? Aquela que fala mal dos outros pelas costas, que gosta de cochichar. Você conhece pessoa assim? O Salmista no Salmo 141.3 pede que Deus coloque um guarda na sua boca. E em Provérbios 11.9 lemos que o ímpio, a pessoa que não ama a Deus, usa a sua boca para destruir, falar mal do outro.
3ª Lata- CEBOLA
Veja aqui temos a cebola. Você já descascou uma cebola? O que aconteceu? Você chorou. Há pessoas que quando abrem a boca fazem os outros chorarem. São palavras que nos fazem chorar. A Bíblia diz em Tiago que da boca procedem benção e maldição, mas que não devemos agir assim. Que da nossa boca saia apenas palavras que abençoem e edifiquem.
4ª Lata- SAL
Aqui temos sal. Antigamente, quando uma pessoa se feria, a gente colocava sal na ferida para que o sangue parasse de escorrer. E ardia muito. O sal lembra as pessoas que faze nossa ferida arder. Já estamos tão desanimados, tristes, e vem uma pessoa e nos desanima mais ainda. Devemos animar uns aos outros, seguindo o exemplo de Paulo em 1 Tessalonicenses 2.12 (exortar é animar e não corrigir ou repreender).
5ª Lata- LIMÃO
Dê uma mordida neste limão. O que você achou? Azedo. Há pessoas que quando abrem a boca falam palavras azedas. Estão sempre reclamando de tudo e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem agradecer por nada. Pessoas que acordam reclamando da vida e de todos. Não conseguem elogiar ninguém. Na opinião dessas pessoas, todo mundo sempre tem defeitos, menos ela. A Bíblia diz em Filipenses 2.4 que devemos fazer todas as coisas sem murmurações, reclamações. Como é que você reage quando a sua mãe manda você escovar os dentes, arrumar o seu quarto, ir a padaria comprar pão? Você agradece quando recebe um presente?
6ª Lata- BOMBONS
Já não aguento mais ver tanta coisa ruim. Vamos ver o que tem nesta última lata? Ah, finalmente. O que tem aqui? Bombons! Você quer experimentar um? (distribuí-los). Que tal? Ótimo. Assim deve ser as palavras que sai da nossa boca. Efésios 4.29 diz que a palavra que sai da nossa boca deve servir para a edificação. Nos Salmos que lemos no inicio diz que a palavra dos meus lábios e a meditação do meu coração sejam sempre agradáveis. Isso quer dizer: uma palavra que adoça a vida; uma palavra que alimenta; uma palavra que seja coerente.
O que está fora da lata tem que ser igual ao que está dentro. Uma boca bonita com palavras bonitas de um coração bonito.
CONCLUSÃO: como foi que estas coisas entraram dentro dessas latas? Alguém as colocou aí. A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. O que estamos colocando em nosso coração? O que estamos lendo, vendo, o que estamos ouvindo? Isto serve tanto para as crianças como para todos nós. Vamos pedir a Deus que nos ajude a só colocarmos coisas boas dentro do nosso coração? Há pessoas que devem, inclusive, pedir a Deus por um coração novo, pois este que tem já está muito sujo.
Fonte: Livro- Manual Prático Para o Culto Infantil – Rawderson Rangel e Manoel Xavier
As Crianças Necessitam de Pastores
A figura que melhor representa aquele que trabalha com crianças é a figura de um pastor. Tios, tias, professores, professoras, palhaços, palhaças, monitores, voluntários e tantos outros semelhantes precisam sair de cena. Chega de pajear, de entreter ou de meramente “ensinar” crianças. Vamos pastoreá-las. O momento atual exige isso.
Na história contada por Jesus a respeito do pastor que sai pelos montes procurando a ovelha perdida (Mateus 18:10-14), encontramos algumas ações significativas:
- Deixar- Ele suspende o que vinha fazendo e se lança numa empreitada que vai exigir certa renuncia.
- Ir- Ele se desloca movido totalmente focado no seu objetivo: encontrar o cordeiro que está perdido.
- Procurar- Ele se esforça por alcançar ou conseguir o seu objetivo.
- Encontrar- Ele finalmente descobre, acha dá de cara com a ovelha perdida.
- Recolher- Ele dá o devido acolhimento.
- Trazer- Ele conduz o cordeiro para o lugar seguro.
Pr. Gilberto Celeti
Muito triste é constatar que em muitos lugares são colocadas pessoas para instruírem as crianças sem que tenham as qualificações necessárias. Diante dos cordeirinhos precisam estar melhores “pastores e mestres”. Não é tarefa para “qualquer um” realizar.
Lição Objetiva: A lagarta
Fazendo uma analogia do novo nascimento em Cristo, pegamos o processo em que uma lagarta passa para se tornar em uma bela borboleta, pois é necessário que esta entre em um casulo, passando por uma metamorfose.
Transformando-a,consequentemente em uma nova e bela criatura.
No novo nascimento em Cristo ocorre o mesmo, pois o homem com a velha natureza, para gozar do caminho da salvação e desfrutar de uma nova vida em Cristo Jesus é necessário nascer de novo (Jo 3: 3), nascimento este espiritual tornando-se um
novo ser que viva segundo a vontade de Deus, tornando-se, assim, uma nova criatura (II Co 5: 17), um novo ser, regenerado.
Este novo ser deixa para traz as suas obras más, morrendo cada dia para si, para servir a um Deus santo, justo, puro, fiel e eterno.
Ele morre para o mundo e entrega a sua vida por completo ao Senhor da glória, porque ele reconhece que “tudo vem dEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas” (Rm 11: 36a). Este novo homem tem uma nova vida em Cristo Jesus. Você é este(a) novo(a) homem/mulher? A decisão de se tornar um cristão é só sua, de mais ninguém. No entanto, saiba que Jesus te ama e te quer salvar.
Herbert Balieiro
As crianças também precisam saber sobre o novo nascimento! Precisam saber que quando aceitamos Jesus em nossos corações nos tornamos uma nova criatura…Conte essa história para as crianças usando esse recurso bem simples.
Quem está educando os seus filhos????
Há uma guerra real acontecendo, uma guerra para dominar as mentes das crianças e das juventudes. Satanás age de maneira estratégica quando investe na mente infantil, lançando mão de suas setas destruidoras: o uso da internet sem controle, a pornografia, a sexualidade precoce, a exploração sexual das crianças, os jogos, as brigas, etc.
As crianças estão sendo ensinadas, por exemplo, a olharem a homossexualidade como algo normal. Isto é um ataque as suas mentes. Quem percebe estes ataques destruidores ás mentes das crianças, através da TV, internet, jogos e livros?
As crianças estão sendo ensinadas, por exemplo, a olharem a homossexualidade como algo normal. Isto é um ataque as suas mentes. Quem percebe estes ataques destruidores ás mentes das crianças, através da TV, internet, jogos e livros?
Nessa guerra, que parece que ninguém vê nem percebe, há bombas lançadas nas mentes de líderes de igrejas evangélicas, as quais os deixam cegos para as necessidades espirituais das crianças. Infelizmente não se percebe que o melhor tempo para se conduzir as crianças a Cristo é nos primeiros anos.
COMO ORGANIZAR O MINISTÉRIO INFANTIL
Qual a situação da sua igreja hoje?
1. Departamento sem liderança?
2. Poucas pessoas envolvidas?
3. Material didático bagunçado?
4. Classes com idades diversas (sem divisão)?
5. Espaço físico inadequado?
O que fazer?
1. Conversar com pessoas que já foram envolvidas ou gostariam de se
envolver com o MINISTÉRIO.
2. Marcar uma reunião e levantar uma liderança
3. Fazer uma pesquisa com os cooperadores para saber qual faixa
etária gostaria de trabalhar, se tem alguma experiência em ensinar,
qual a disponibilidade de tempo.
4. Dividir por faixas etárias.
5. Montar um currículo.
6. Separar algum material existente e/ou comprar (ou imprimir) o
necessário baseado no currículo .
7. Dar cursos, convidar pessoas para ministrar cursos, incentivar a
leitura de livros e a participação dos professores em cursos fora da
igreja.
8. Elaborar uma filosofia de ministério com crianças.
Como estabelecer uma filosofia de ministério?
Não é fácil estruturar um MINISTÉRIO INFANTIL na igreja, por isso
se você não é o pastor da Igreja, incentive-o, mostre o seu projeto,
envolva-o e é claro, ore a Deus, pois Ele é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade Filipenses 2:13
A filosofia de Ministério Infantil deve ser estabelecida em cima de
algumas perguntas:
1.-O que é o MINISTÉRIO INFANTIL?
2.-Qual a razão da existência dele?
3.-Onde você quer chegar com ele?
4.-Quais são seus valores?
5.-Quais são seus alvos e propósitos?
6.-Que tipo de pessoa você quer na sua equipe?
(lembre-se que a Equipe deve conhecer OS PLANOS E OS PROPOSITO DO
MINISTÉRIO INFANTIL )
Detalhamentos dos alvos
1.-O quê é? (Escola Bíblica , Culto Infantil, EBF)
2.Por quê? (Qual o objetivo)
3.Quem? (Quais são as pessoas envolvidas)
4.Como? (todos os detalhes envolvidos para executar o evento)
5.Quando? (Domingo de manhã, à noite, férias)
6.Quanto? (qual o custo de cada alvo)
7.Onde? (local para o desenvolvimento dos alvos propostos)
Rotina Básica
Demonstração das atividades e incumbências básicas e gerais do
Ministério.
Dá uma visão das responsabilidades do Ministério, uma vez que o
Ministério Infantil é muito mais que a Escola Bíblica , EBF ou Culto
Infantil .
Escolhendo a sua equipe:
Sua equipe deve ser composta de pessoas que possuem os 5 C's
Crendo - em Jesus e sua Palavra
Convivendo - com os irmãos em comunhão , sendo sempre submisso á
sua Liderança e Pastores.
Crescendo - assistindo aos cultos, buscando verdadeiramente a
Deus , jejuando e orando .
Cooperando - servindo na igreja , não medindo esforços , dedicando -
se sempre no seu ministério.
Comunicando - o amor de Deus, evangelizando .
FONTE:http://evangelizenossascriancas.blogspot.com.br
Reflexão - Consolo para o aflito
Consolo para o Aflito
Muitas são as aflições do ser humano; todos, passaram, estão passando ou, passarão por elas. Várias são as necessidades: alimento, água, ar, amor, companhia, realização, esperança, consolo; Por vezes o desânimo e a tristeza, teimam em nos dominar, chegamos às raias do desespero, procuramos socorro por todo lado, família, amigos, conhecidos, líderes espirituais e nada de luz no fim do túnel.
A Bíblia nos encoraja a permanecer firmes e a perseverar na fé:Através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus: At. 14.22.
A tribulação faz parte da vida do servo do Senhor, mas, o consolo também, Deus não perdeu o controle da situação, Ele não nos esqueceu, veja o que ele diz em Isaias 49.13-15: Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o SENHOR consolou o seu povo, e dos seus aflitos se compadecerá. Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Pode confiar, Deus é fiel à sua Palavra
O propósito do consolo celestial é inspirar-nos a dirigir e olhar para o que Deus ainda vai realizar
O apóstolo João, com mais de 90 anos, no fim da vida, ainda olhou para o futuro, quando estava na ilha de Patmos, escrevendo o livro de Apocalipse. Foi arrebato no espírito e teve visões fantásticas do que iria acontecer no fim dos tempos. Com elas, recheou as páginas do mais extraordinário livro das Escrituras; ele se interessava pelo que Deus ia fazer e, ainda acreditava nos dias que viriam, ainda esperava algo da vida, apesar das muitas aflições, tribulações e sofrimentos
O consolo celestial não é um conforto qualquer, não foi feito de promessas vazias. Ele é dado pelo próprio Rei da glória que nos dá toda a garantia, pois controla todo o universo e, vela por fazer cumprir a sua Palavra: E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.(Jr. 1.12)
Por vezes, deixamos de ver a mão de Jesus nos acontecimentos, vítimas de uma verdadeira miopia espiritual, Ficamos assustados com os fatos e, desanimados entregamos os pontos, nem percebemos que mão do Senhor está operando por trás de tudo, promovendo restauração, cura, libertação e socorro em meio às aflições.
Jesus disse á João em Apocalipse 1.18: Sou aquele que vive.Estive morto mas, agora estou vivo para todo o sempre! Ele diz também a mim e a você: Não temas!! Ele manda o consolo e livramento, pois sabe o que sentimos
Onde houver uma pessoa precisando de Jesus, passando por aflição, Ele estará ali, independente do lugar; O Senhor dará conforto, enxugará dos olhos toda a lágrima.
Só precisamos permitir que o cuidado, a promessa e a presença de Cristo consolem o nosso coração.
Lembre-se Jesus não mostra a luz no fim do túnel. ELE É A LUZ NO TÚNEL OU EM QUALQUER LUGAR.
Lidiomar T. Granatti
Graça e Paz
Santa Ceia
Santa Ceia
A Ceia do Senhor é um ato solene e deve nos fazer lembrar e que um dia vamos participar juntamente com Ele de um grande banquete no céu. Esse deve ser o anseio de todo crente que ama e aguarda a Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
É um privilégio para o crente participar da Ceia do Senhor junto com os irmãos na igreja local. Mas não devemos nos aproximar da Ceia de maneira leviana. A Bíblia nos exorta "examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice (1 Co 11:28).
Fonte: Editora Cristã Evangélica - A vida de Jesus 3
Essa foi a lembrancinha que fiz para cada criança levar para casa e ceiar com a família, muito fácil de fazer é foi uma benção a resposta dessa aula.
É um privilégio para o crente participar da Ceia do Senhor junto com os irmãos na igreja local. Mas não devemos nos aproximar da Ceia de maneira leviana. A Bíblia nos exorta "examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice (1 Co 11:28).
Versículo para DECORAR: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família". Atos 16:31.
APLICAÇÃO: iniciar a compreensão do significado da Santa Ceia.
Introdução:
Quem aqui sabe o que quer dizer a palavra ceia? Quem já ouviu falar de ceia de Natal? É um grande jantar. É muito bom quando estamos com os amigos num jantar especial.
E a Santa Ceia na igreja, vocês sabem como é?
Na história de hoje, vamos ver como foi o último jantar de Jesus, ou seja, a última Ceia de Jesus com Seus amigos.
Desenvolvimento:
Conte sobre Lucas 22:7-23; Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26.
Conclusão:
Por essa razão as igrejas tem o culto de Santa Ceia. Deve ser um momento muito especial e bem alegre.
Nas nossas igrejas, participam da Santa Ceia as pessoas que já se batizaram e que tem um compromisso série com Jesus e com a igreja. Todos vocês devem querer, um dia, participar da Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz, e quem um dia Ele voltará para nos buscar, e, juntos, no céu, vamos participar de um grande jantar com o Filho de Deus.
Fonte: Editora Cristã Evangélica - A vida de Jesus 3
Lembrancinha:
Pegar frasquinhos pequenos e colocar suco de uva e mini pão fracês, colocar no saquinho e entregar de lembrancinha.
Atividades:
Desenho para colorir na verdade colamos bolinhas de papel crepom cor uva nas uvas, e no pão passamos cola e colocamos farinha de pão.... ficou lindo assim que puder posto uma foto do desenho pronto.
Avental para professora
Peguei alguns modelos de aventais na net para as professoras, quanto mais coloridos melhor pois sabemos que as crianças adoram.
Benício Rios - Criança abençoada
DAVI E GOLIAS
A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO
O FILHO PRÓDIGO
HISTÓRIA DE NATAL
A HISTÓRIA DE NOÉ
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
NAAMÃ E A PEQUENA ESCRAVA
Vamos falar hoje de uma menina que não tem seu nome citado na Bíblia, mas que Naamã um homem rico e importante, precisou da ajuda dela.
Lepra era uma das doenças mais temidas daquele tempo. Alguns leprosos eram obrigados a ficarem fora das suas cidades, tendo que viver nos campos, deixados à própria sorte. Com certeza Naamã queria ser curado.
O rio Jordão era pequeno e sujo comparado a outros rios. Naamã se achava muito importante para mergulhar num rio daquele.
Ler: 2 Reis 5
Versículo para DECORAR: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais". (Cl 3.20)
APLICAÇÃO: Mostrar de devemos aproveitar as oportunidades para falar de Jesus.
Introdução
A história de hoje é de uma menina que foi levada como escrava para um país muito longe da casa dela. Ela aproveitou a oportunidade para falar de Deus naquele lugar.
Desenvolvimento
Contar história 2 Reis 5.
Conclusão
Uma pequena palavra da menina fez com que Naamã fosse curado, e cresse em Deus. E você, mesmo sendo pequeno, pode ajudar as outras pessoas, falando de Jesus.
IDÉIAS:
Você pode fazer uma experiência: leve uma bacia com água e coloque pimenta do reino, limpe e seque bem os dedos, mergulhe o dedo na água com pimenta, na sétima vez você coloque no dedo um pouco de detergente e você verá que o dedo sairá limpo. :)
Atividades:
Idéia para arrecadar dinheiro para o ministério infantil
Garrafa pet porquinho
Enfeite uma garrafa pet com Eva como cofre,peça à igreja que deposite aí moedas para o departamento(apenas moedas).Alguns irmãos sentem vergonha de ofertar moedas,esta é uma boa oportunidade de acolhe-las,além de motivar as crianças á ofertarem.
Árvore dos bons frutos
Faça uma árvore bem grande de cartolina ou Eva,faça maçãs ou frutinhas pequenas em cartolina...Diga a igreja que nossa árvore está precisando de frutas,mas cada frutinha custa R$ 2,00. Será que os irmãos podem ajudar a frutificar a árvore?" Então cada um que comprar uma fruta escreva o nome da pessoa dentro da frutinha e cole na árvore.
10 Mandamentos
Amar a Deus - Não terás outros deuses diante de mim -1° Mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.3 e Salmo 115.1-9.
Objetivo: Entender que SÓ DEUS deve ser adorado.
Mostre que muitas pessoas adoram os objetos como se fossem deuses.
Explique que Deus é único. Só a Ele devemos adorar, ou seja, demonstrar o nosso amor, pois as duas primeiras Leis foram estas: "Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cia no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás... " êxodo 20.3-5a. Por esta razão é só a Deus que devemos adorar e louvar.
História: Contar Êxodo 32.
Deus é o único e só Ele deve ser adorado. O que você tem adorado? O que você tem trocado por Deus? Televisão, cantor, doce, comida, animal de estimação, amigo, brinquedo, roupa? Eu posso gostar de sorvete, de televisão, de brincar, mas adorar somente a Deus, pois Deus é o Criador do mundo. Ele criou a terra, o mar, a estrelas, os animais, as flores, o homem, a mulher, por isso Ele é o único Deus que merece a nossa adoração
NÃO ADORAR OUTROS DEUSES - 2º Mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.3 -6.
Objetivo: Entender que DEUS é o único que devemos adorar.
Mostre que muitas pessoas adoram os objetos como se fossem deuses.
Explique que Deus é único. Só a Ele devemos adorar, ou seja, demonstrar o nosso amor, pois as duas primeiras Leis foram estas: "Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cia no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás... " Êxodo 20.3-5a. Por esta razão é só a Deus que devemos adorar e louvar.
História - Contar Êxodo 32. Mesmo que você já contou a eles, reforce novamente. É importante que eles entendam que há somente um Deus verdadeiro.
Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.
Sempre eu ia falando os mandamentos e eles repetindo. Depois eu mostrava o visual que tinha feito, e quem lembrava qual era o mandamento das outras aulas segurava o mandamento na mão.
FALAR O NOME DE DEUS COM RESPEITO - 3º Mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.7 e Levítico 19.12.
Objetivo: Entender que o nome de DEUS e de JESUS devem ser usados com respeito.
Brincando com o tema:
Ao chegar, cada crianças deverá ser cumprimentada pelo nome. Em seguida, entregue a cada uma um crachá com o nome de outra criança e peça para colocá-lo.
Peça que as crianças se assentem em círculo com os crachás afixados e comece a conversar com elas, chamando-as pelos nomes escritos nos crachás. Isto provocará uma pequena confusão.
Aguarde a reação, pois provavelmente irão protestar ao não serem chamadas pelo nome correto.
Desse momento, fale que você fez isto para mostra a importância dos nomes das pessoas. O nome representa a pessoa. Usarmos o nome errado faz com que a pessoa fique triste e até aborrecida, como aconteceu com elas. Solicite que troquem os crachás, a fim de que cada uma fique com o crachá em que está escrito seu nome.
Diga que assim como cada um tem um nome e o nome diz quem a pessoa é, Deus também tem nomes e eles nos dizem quem Deus é. Às vezes chamamos Deus de Pai, outras vezes de Senhor, mas todos estes nomes se referem a Deus.
O nome de Deus é tão santo e merece respeito que a Lei de Deus diz que devemos usar o Seu nome com muito cuidado. Escutem...(leia Êxodo 20.7). Esta é a terceira Lei que Deus nos deu.
História - Mostre sua certidão de nascimento e seu nomes escrito ali. Ressalte a importância da certidão de nascimento, pois nela é registrado o nome da pessoa e ela pode ser identificada e ter seus direitos garantidos.
Pergunte: Vocês sabiam que o nome da pessoa é muito importante? A maioria de vocês teve seus nomes escolhidos antes de nascerem. Quem escolheu deve ter tido o cuidado de escolher o nome com um significado que ele tem.
Após as respostas, pergunte se alguém gostaria que seu nome fosse falado toda hora, sem necessidade? Ou que as pessoas rissem do seu nome? Se nos sentimos assim a respeito do nosso nome, que cuidado devemos ter com o nome de Deus?
Cimente que Deus deve ter o lugar mais importante da nossa vida, Nós podemos demonstrar o quanto O amamos se tomarmos cuidado com nosso jeito de falar o Seu nome e respeitando-O.
Leia êxodo 20.7. Essa é a terceira Lei que Deus deu ordem que NÃO devemos tomar o nome do Senhor nosso Deus em vão; porque o Senhor não considerará inocente quem tomar o seu nome em vão."
Ela explicou que não podemos usar o nome de Deus de qualquer maneira e que Deus não se agrada de pessoas que usam o Seu nome sem necessidades.
O nome de Deus deve ser citado nas músicas que são para louvá-lO, nas orações, nas histórias que ouvimos da Bíblia e quando falamos dEle aos nosso colegas.
Quando amamos a Deus e a Seu Filho Jesus, iremos usar Seu nome com respeito, pois teremos laegira em demonstrar que O amamos e por isto, obedecemos às Sua Lei.
UM DIA ESPECIAL PARA DEUS - 4º Mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.8-11 e Lucas 24.1-12.
Objetivo: Saber que uma das Leis de Deus diz que devemos separar um dia da semana para descanso e a adoração. Entender porque o domingo é o dia dedicado a adoração a Deus.
Apresente o calendário e pergunte qual é o dia que separamos para adorar a Deus no templo. Pela a uma criança para pintar todos os domingos de vermelho.
Pergunte: Domingo é um dia especial? Por quê?
Após as resposta, pergunte se alguém sabe por que a Lei de Deus diz que o dia para o descanso e adoração era o sábado e agora fazemos isso no domingo.
Vocês sabem quanto tempo Deus trabalhou para fazer os céus e a terra? A Bíblia diz que foram seis dias e no sétimo dia Ele descansou.
Ao dar as Leis ao povo, Deus incluiu a Lei do descanso. Este dia deve ser separado para descanso e adoração.
Porém, como o passar do tempo, as pessoas passaram a fazer desse dia um motivo de obrigação. Achavam que não podiam fazer mais nada neste dia. Passaram a castigar as pessoas que faziam comida, trabalham e até quem ajudava alguém.
Quando Jesus veio ao mundo, Ele também sofreu com os homens que achavam que Ele estava desobedecendo à Lei quando Ele curava algum doente no sábado.
Isto aconteceu antes da morte de Jesus Cristo. Depois que Jesus Cristo morreu o dia especial para adorar a Deus passou a ser o dia de domingo. Vocês sabem dizer o por quê? Prestem atenção e eu vou contar para vocês.
Jesus havia morrido e sido sepultado numa sexta-feira. Seu corpo foi colocado na rocha.
Três dias depois, no domingo bem cedinho, algumas mulheres foram ao local onde Jesus estava sepultado. Como era de costume, levaram perfumes para colocarem no corpo de Jesus.
No caminho, elas conversavam sobre como tirariam a pedra que fechava a rocha onde estava o corpo de Jesus.
Chegando lá, uma surpresa! Elas viram que a pedra que fechava a rocha tinha sido retirada, e quando entraram não encontraram o corpo de Jesus.
De repente, apareceram dois homens com roupas brilhantes e elas ficaram com muito medo. Eles dera uma boa notícia: Jesus não estava lá. Jesus havia ressuscitado.
As mulheres foram logo contar a boa notícia aos amigos de Jesus, os discípulos. Depois que souberam que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado, seus seguidores começaram a separar o dia de domingo para adoração. Este dia traz a maior alegria para todos que criam em Jesus, pois foi o dia que Jesus ressuscitou.
Ainda hoje temos o dia especial para Deus. Este dia é domingo. Neste dia, vamos ao templo para: adorá-lO, aprender os ensinamentos da Bíblia, estar junto uns com outros, louvá-lO através de músicas, orar e entregar as nossas ofertas. O domingo é um dia de alegria.
E você o que tem feito aos domingos? Você tem separado o dia de domingo para estar na casa de Deus com outras crianças? Você tem participado do Culto Infantil? Você tem participado da Escola Bíblica Dominical, onde se aprende a Bíblia? Não podemos esquecer que o dia de domingo é para estarmos junto adorando a Deus e que nos outros dias da semana também precisamos adorar a Deus com nossa família e em tudo que formos fazer.
Base Bíblica: Êxodo 20.8-11 e Lucas 24.1-12.
Objetivo: Saber que uma das Leis de Deus diz que devemos separar um dia da semana para descanso e a adoração. Entender porque o domingo é o dia dedicado a adoração a Deus.
Apresente o calendário e pergunte qual é o dia que separamos para adorar a Deus no templo. Pela a uma criança para pintar todos os domingos de vermelho.
Pergunte: Domingo é um dia especial? Por quê?
Vocês sabem quanto tempo Deus trabalhou para fazer os céus e a terra? A Bíblia diz que foram seis dias e no sétimo dia Ele descansou.
Ao dar as Leis ao povo, Deus incluiu a Lei do descanso. Este dia deve ser separado para descanso e adoração.
Porém, como o passar do tempo, as pessoas passaram a fazer desse dia um motivo de obrigação. Achavam que não podiam fazer mais nada neste dia. Passaram a castigar as pessoas que faziam comida, trabalham e até quem ajudava alguém.
Quando Jesus veio ao mundo, Ele também sofreu com os homens que achavam que Ele estava desobedecendo à Lei quando Ele curava algum doente no sábado.
Isto aconteceu antes da morte de Jesus Cristo. Depois que Jesus Cristo morreu o dia especial para adorar a Deus passou a ser o dia de domingo. Vocês sabem dizer o por quê? Prestem atenção e eu vou contar para vocês.
Jesus havia morrido e sido sepultado numa sexta-feira. Seu corpo foi colocado na rocha.
Três dias depois, no domingo bem cedinho, algumas mulheres foram ao local onde Jesus estava sepultado. Como era de costume, levaram perfumes para colocarem no corpo de Jesus.
No caminho, elas conversavam sobre como tirariam a pedra que fechava a rocha onde estava o corpo de Jesus.
Chegando lá, uma surpresa! Elas viram que a pedra que fechava a rocha tinha sido retirada, e quando entraram não encontraram o corpo de Jesus.
De repente, apareceram dois homens com roupas brilhantes e elas ficaram com muito medo. Eles dera uma boa notícia: Jesus não estava lá. Jesus havia ressuscitado.
As mulheres foram logo contar a boa notícia aos amigos de Jesus, os discípulos. Depois que souberam que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado, seus seguidores começaram a separar o dia de domingo para adoração. Este dia traz a maior alegria para todos que criam em Jesus, pois foi o dia que Jesus ressuscitou.
Ainda hoje temos o dia especial para Deus. Este dia é domingo. Neste dia, vamos ao templo para: adorá-lO, aprender os ensinamentos da Bíblia, estar junto uns com outros, louvá-lO através de músicas, orar e entregar as nossas ofertas. O domingo é um dia de alegria.
E você o que tem feito aos domingos? Você tem separado o dia de domingo para estar na casa de Deus com outras crianças? Você tem participado do Culto Infantil? Você tem participado da Escola Bíblica Dominical, onde se aprende a Bíblia? Não podemos esquecer que o dia de domingo é para estarmos junto adorando a Deus e que nos outros dias da semana também precisamos adorar a Deus com nossa família e em tudo que formos fazer.
As mulheres foram logo contar a boa notícia aos amigos de Jesus, os discípulos. Depois que souberam que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado, seus seguidores começaram a separar o dia de domingo para adoração. Este dia traz a maior alegria para todos que criam em Jesus, pois foi o dia que Jesus ressuscitou.
Ainda hoje temos o dia especial para Deus. Este dia é domingo. Neste dia, vamos ao templo para: adorá-lO, aprender os ensinamentos da Bíblia, estar junto uns com outros, louvá-lO através de músicas, orar e entregar as nossas ofertas. O domingo é um dia de alegria.
E você o que tem feito aos domingos? Você tem separado o dia de domingo para estar na casa de Deus com outras crianças? Você tem participado do Culto Infantil? Você tem participado da Escola Bíblica Dominical, onde se aprende a Bíblia? Não podemos esquecer que o dia de domingo é para estarmos junto adorando a Deus e que nos outros dias da semana também precisamos adorar a Deus com nossa família e em tudo que formos fazer.
OBEDECER AO PAPAI E MAMÃE - 5º Mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.12.
Objetivo: Compreender que a obediência aos pais é uma ordem dada por Deus.
Demonstrar o desejo de ser obediente aos pais.
Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida dicar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.
História - Algumas vezes é um desafio obedecer a nossos pais. Também é um desafio obedecer às outras pessoas que exercem autoridade sobre nós: professores, pastores, avós, tios. Nem sempre é f´cail. às vezes precisamos fazer um grande esforço
Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Explique as crianças que precisam obedecer ao pai e a mãe, pois esta é uma Lei que Deus deu e que esta Lei foi dada, porque Deus sabe que os pais são mais experientes e sabem o que é melhor para os filhos. Fazer as coisas às escondidas, desobedecendo à ordem dada pelos pais é pecado, pois ao desobedecer aos pais também desobedecem a Deus e isto o deixa muito triste. As pessoa obedientes a Deus são abençoadas por Ele.
E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.
MATAR? NUNCA! 6º mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.13.
Objetivo: Saber que Deus dá a vida, por isto só Ele tem o poder sobre a vida e a morte.
Não matarás. É a Lei de Deus que está na Bíblia em Êxodo 20.13 e precisa ser obedecida. Matar? Nunca. Deus nos fez. Ele é dono da vida.
Deus não gosta de mãos que matam, das pessoas que fazem planos maus, dos pés que correm a fazer o mal e de quem provoca brigas.
"Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).
MARIDO E MULHER TEM QUE TER FIDELIDADE - 7º mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.14 e I Timóteo 5.22.
Objetivo: As crianças entenderem o que é fidelidade e saber que o casal deve ser fiel um ao outro.
Descobrindo o tema - Pergunte às crianças se já foram a um casamento. Pergunte também porque as pessoas se casam. Após as respostas, fale que hoje estarão aprendendo a sétima Lei de Deus. Mostre o numeral 7 e leia êxodo 20.14. Esta Lei é pra o marido e a mulher. Ela ensina que os dois devem guardar o seu amor um para o outro, não podem dividi-lo com outra mulher ou com outro homem.
Mostre um álbum de fotos e difa que quando duas pessoas se casam, o marido e mulher, devem fazer de tudo para o casamento dar certo. Pergunte: O que o marido e a mulher tem que fazer para o casamento dar certo?
Em seguida, explique que Deus criou esta Lei para o homem que ser casar, não deixe a sua mulher ir viver com outra; da mesma forma, a mulher que se casar, não pode deixar o seu marido e ir viver com outro.
Quando eles vivem sempre juntos e não arrumam mais namoradas ou namorados, estão sendo fiéis um ao outro, ou seja, não estão adulterando.
Mostre um vidro de conserva e diga que o alimento que está dentro não se estraga porque está mergulhado em água misturada com conservantes, que são produtos que ajudam o alimento a não se estragar. Se abrirmos o vidro e colocarmos outro líquido, o que acontecerá? O alimento se estragará.
Na nossa família acontece algo semelhante. Se todos procurarem obedecer ao que está escrito na Bíblia, nossa família se manterá saudável.
Não adulterar é o mesmo que não trair. Em um casamento, marido e mulher prometem que serão fiéis um para o outro e que não irão amar outra pessoa. A esposa promete não se interessar por outro homem e o marido não se interessar por outra mulher. Os dois prometem não enganar um ao outro. Ao cumprirem o que prometeram estão sendo fiéis. Mas, se um deles começar a enganar e trair, saindo escondido com outra pessoa, então estará adulterando. A vontade de Deus é que pai e mãe estejam sempre unidos e felizes criando seus filhos, por isso Deus deu esta ordem.
ROUBAR? JAMAIS! 8º mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.15.
Objetivo: Compreender que não pode pegar dos outros, sem permissão, o que não lhe pertence.
Descobrindo o tema - Faça um cartaz com gravuras de reportagens de jornal e revista que falem sobre furtos e roubos.
Comente que hoje vamos aprender sobre um assinto que está todos os dias nos jornais da TV.. Leia algumas reportagens e estimule as crianças a falar qual o tema em comum entre as manchetes (elas observarão que todas falam de roubo).
Leve-as a perceberem que o roubo é um crime, AS pessoas que são roubadas são muito prejudicadas. Explore vastante o cartaz e permita que participem da discussão. Apresente o numeral 8 e diga que a oitava Lei que Deus nos deu fala sobre o roubo, leia para elas Êxodo 20.15.
O oitavo mandamento diz: Não roubarás. Quando pegamos o que não é nosso, estamos desobedecendo a Deus assim cometemos pecado. Nunca devemos roubar. Jamais!
Atividade final - Diga: vamos fazer um compromisso de jamais usar nossas mãos para roubar. Passe tinta guache na palma das mãos das crianças e um de cada vez deverá ir até o cartaz e deixar a marca de suas mãos.
Escreva o nome da criança logo abaixo da marca das suas mãos. Deixe o cartaz exposto.
FALAR SEMPRE A VERDADE! 9º mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.16.
Objetivo: Entender que a mentira prejudica a todos. Demonstrar o desejo de sempre falar a verdade.
Descobrindo o tema - Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquetas. Oriente-as a mostrar o lado verde cada vez que alguém recitar um frase onde prevaleça a verdade. E mostrar o lado vermelho quando alguém recitar uma frase onde prevaleça a mentira. As frases podem ser: Eu tenho cinco anos; eu sou desta igreja; eu mora na Inglaterra; meu carro é verde, etc.
As crianças também poderão participar dizendo algo sobre a crianças que está sentada ao seu lado (nome falso, cor da roupa). Após a dinâmica, converse com as crianças sobre como Deus se desagrada quando mentimos. Leia êxodo 20.16 e ressalte que Jesus sempre dizia a verdade.
No nosso coração devemos guardar o que é bom.
Jesus sempre dizia a verdade e por isso, temos que ser como Ele: sinceros com os outros.
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Brincando com o tema - explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Fixe o coração em um mural e leia uma frase de cada vez perguntando "Isso está certo ou errado?". Deixe as crianças responderem sozinhas.
Cada ideia errada deverá ser jogada num cesto de lixo. As boas ideias serão guardadas no bolso do coração.
INVEJA? TÔ FORA! 10º mandamento
Base Bíblica: Êxodo 20.17.
Objetivo: Definir a cobiça e entender o que a inveja pode causar na vida de quem é dominado por ela. Valorizar o que tem.
A cobiça é quando você fica com inveja e quer tudo o que os outros tem. Além disto, ainda fica com raiva por não ter o mesmo que o outro tem, e nunca fica feliz com as coisas que tem.
A pessoa está sempre infeliz porque ela nunca reconhece o que Deus lhe dá. Deus não se agrada disso.
Você não precisa ter inveja do que é dos outros, pelo contrário deve sempre agradecer a Deus por tudo o que tem, assim ele ficará feliz, pois verá que você tem um bom coração.
Assinar:
Postagens (Atom)