Translate / Tradutor

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

10 Mandamentos

Amar a Deus - Não terás outros deuses diante de mim -1° Mandamento


Base Bíblica: Êxodo 20.3 e Salmo 115.1-9.
Objetivo: Entender que SÓ DEUS deve ser adorado.

Mostre que muitas pessoas adoram os objetos como se fossem deuses. 
Explique que Deus é único. Só a Ele devemos adorar, ou seja, demonstrar o nosso amor, pois as duas primeiras Leis foram estas: "Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cia no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás... " êxodo 20.3-5a. Por esta razão é só a Deus que devemos adorar e louvar.


História:  Contar Êxodo 32. 

Deus é o único e só Ele deve ser adorado. O que você tem adorado? O que você tem trocado por Deus? Televisão, cantor, doce, comida, animal de estimação, amigo, brinquedo, roupa? Eu posso gostar de sorvete, de televisão, de brincar, mas adorar somente a Deus, pois Deus é o Criador do mundo. Ele criou a terra, o mar, a estrelas, os animais, as flores, o homem, a mulher, por isso Ele é o único Deus que merece a nossa adoração

NÃO ADORAR OUTROS DEUSES - 2º Mandamento

Base Bíblica: Êxodo 20.3 -6.

Objetivo: Entender que DEUS é o único que devemos adorar.

Mostre que muitas pessoas adoram os objetos como se fossem deuses. 

Explique que Deus é único. Só a Ele devemos adorar, ou seja, demonstrar o nosso amor, pois as duas primeiras Leis foram estas: "Não terás outros deuses além de mim. Não fará para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cia no céu, nem embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te curvarás diante delas, nem as cultuarás... " Êxodo 20.3-5a. Por esta razão é só a Deus que devemos adorar e louvar.

História - Contar Êxodo 32. Mesmo que você já contou a eles, reforce novamente. É importante que eles entendam que há somente um Deus verdadeiro.

Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.

Sempre eu ia falando os mandamentos e eles repetindo. Depois eu mostrava o visual que tinha feito, e quem lembrava qual era o mandamento das outras aulas segurava o mandamento na mão.

FALAR O NOME DE DEUS COM RESPEITO - 3º Mandamento

Base Bíblica: Êxodo 20.7 e Levítico 19.12.

Objetivo: Entender que o nome de DEUS e de JESUS devem ser usados com respeito.

Brincando com o tema:

Ao chegar, cada crianças deverá ser cumprimentada pelo nome. Em seguida, entregue a cada uma um crachá com o nome de outra criança e peça para colocá-lo.

Peça que as crianças se assentem em círculo com os crachás afixados e comece a conversar com elas, chamando-as pelos nomes escritos nos crachás. Isto provocará uma pequena confusão.

Aguarde a reação, pois provavelmente irão protestar ao não serem chamadas pelo nome correto.

Desse momento, fale que você fez isto para mostra a importância dos nomes das pessoas. O nome representa a pessoa. Usarmos o nome errado faz com que a pessoa fique triste e até aborrecida, como aconteceu com elas. Solicite que troquem os crachás, a fim de que cada uma fique com o crachá em que está escrito seu nome.

Diga que assim  como cada um tem um nome e o nome diz quem a pessoa é, Deus também tem nomes e eles nos dizem quem Deus é. Às vezes chamamos Deus de Pai, outras vezes de Senhor, mas todos estes nomes se referem a Deus.

O nome de Deus é tão santo e merece respeito que a Lei de Deus diz que devemos usar o Seu nome com muito cuidado. Escutem...(leia Êxodo 20.7). Esta é a terceira Lei que Deus nos deu. 


História - Mostre sua certidão de nascimento e seu nomes escrito ali. Ressalte a importância da certidão de nascimento, pois nela é registrado o nome da pessoa e ela pode ser identificada e ter seus direitos garantidos. 

Pergunte: Vocês sabiam que o nome da pessoa é muito importante? A maioria de vocês teve seus nomes escolhidos antes de nascerem. Quem escolheu deve ter tido o cuidado de escolher o nome com um significado que ele tem.

Após as respostas, pergunte se alguém gostaria que seu nome fosse falado toda hora, sem necessidade? Ou que as pessoas rissem do seu nome? Se nos sentimos assim a respeito do nosso nome, que cuidado devemos ter com o nome de Deus?

Cimente que Deus deve ter o lugar mais importante da nossa vida, Nós podemos demonstrar o quanto O amamos se tomarmos cuidado com nosso jeito de falar o Seu nome e respeitando-O.

Leia êxodo 20.7. Essa é a terceira Lei que Deus deu ordem que NÃO devemos tomar o nome do Senhor nosso Deus em vão; porque o Senhor não considerará inocente quem tomar o seu nome em vão."

Ela explicou que não podemos usar o nome de Deus de qualquer maneira e que Deus não se agrada de pessoas que usam o Seu nome sem necessidades.

O nome de Deus deve ser citado nas músicas que são para louvá-lO, nas orações, nas histórias que ouvimos da Bíblia e quando falamos dEle aos nosso colegas. 

Quando amamos a Deus e a Seu Filho Jesus, iremos usar Seu nome com respeito, pois teremos laegira em demonstrar que O amamos e por isto, obedecemos às Sua Lei.

UM DIA ESPECIAL PARA DEUS - 4º Mandamento





Base Bíblica: Êxodo 20.8-11 e Lucas 24.1-12.
Objetivo: Saber que uma das Leis de Deus diz que devemos separar um dia da semana para descanso e a adoração. Entender porque o domingo é o dia dedicado a adoração a Deus.

Apresente o calendário e pergunte qual é o dia que separamos para adorar a Deus no templo. Pela a uma criança para pintar todos os domingos de vermelho.

Pergunte: Domingo é um dia especial? Por quê?

Após as resposta, pergunte se alguém sabe por que a Lei de Deus diz que o dia para o descanso e adoração era o sábado e agora fazemos isso no domingo.
Vocês sabem quanto tempo Deus trabalhou para fazer os céus e a terra? A Bíblia diz que foram seis dias e no sétimo dia Ele descansou.
Ao dar as Leis ao povo, Deus incluiu a Lei do descanso. Este dia deve ser separado para descanso e adoração.
Porém, como o passar do tempo, as pessoas passaram a fazer desse dia um motivo de obrigação. Achavam que não podiam fazer mais nada neste dia. Passaram a castigar as pessoas que faziam comida, trabalham e até quem ajudava alguém.
Quando Jesus veio ao mundo, Ele também sofreu com os homens que achavam que Ele estava desobedecendo à Lei quando Ele curava algum doente no sábado.
Isto aconteceu antes da morte de Jesus Cristo. Depois que Jesus Cristo morreu o dia especial para adorar a Deus passou a ser o dia de domingo. Vocês sabem dizer o por quê? Prestem atenção e eu vou contar para vocês.
Jesus havia morrido e sido sepultado numa sexta-feira. Seu corpo foi colocado na rocha.
Três dias depois, no domingo bem cedinho, algumas mulheres foram ao local onde Jesus estava sepultado. Como era de costume, levaram perfumes para colocarem no corpo de Jesus.
No caminho, elas conversavam sobre como tirariam a pedra que fechava a rocha onde estava o corpo de Jesus.
Chegando lá, uma surpresa! Elas viram que a pedra que fechava a rocha tinha sido retirada, e quando entraram não encontraram o corpo de Jesus.
De repente, apareceram dois homens com roupas brilhantes e elas ficaram com muito medo. Eles dera uma boa notícia: Jesus não estava lá. Jesus havia ressuscitado.
As mulheres foram logo contar a boa notícia aos amigos de Jesus, os discípulos. Depois que souberam que Jesus estava vivo, que tinha ressuscitado, seus seguidores começaram a separar o dia de domingo para adoração. Este dia traz a maior alegria para todos que criam em Jesus, pois foi o dia que Jesus ressuscitou.
Ainda hoje temos o dia especial para Deus. Este dia é domingo. Neste dia, vamos ao templo para: adorá-lO, aprender os ensinamentos da Bíblia, estar junto uns com outros, louvá-lO através de músicas, orar e entregar as nossas ofertas. O domingo é um dia de alegria.

E você o que tem feito aos domingos? Você tem separado o dia de domingo para estar na casa de Deus com outras crianças? Você tem participado do Culto Infantil? Você tem participado da Escola Bíblica Dominical, onde se aprende a Bíblia? Não podemos esquecer que o dia de domingo é para estarmos junto adorando a Deus e que nos outros dias da semana também precisamos adorar a Deus com nossa família e em tudo que formos fazer.

OBEDECER AO PAPAI E MAMÃE - 5º Mandamento


Base Bíblica: Êxodo 20.12.

Objetivo: Compreender que a obediência aos pais é uma ordem dada por Deus.

Demonstrar o desejo de ser obediente aos pais.

Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida dicar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.

História - Algumas vezes é um desafio obedecer a nossos pais. Também é um desafio obedecer às outras pessoas que exercem autoridade sobre nós: professores, pastores, avós, tios. Nem sempre é f´cail. às vezes precisamos fazer um grande esforço

Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Explique as crianças que precisam obedecer ao pai e a mãe, pois esta é uma Lei que Deus deu e que esta Lei foi dada, porque Deus sabe que os pais são mais experientes e sabem o que é melhor para os filhos. Fazer as coisas às escondidas, desobedecendo à ordem dada pelos pais é pecado, pois ao desobedecer aos pais também desobedecem a Deus e isto o deixa muito triste. As pessoa obedientes a Deus são abençoadas por Ele.

E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.

MATAR? NUNCA! 6º mandamento

Base Bíblica: Êxodo 20.13.

Objetivo: Saber que Deus dá a vida, por isto só Ele tem o poder sobre a vida e a morte.

Não matarás. É  a Lei de Deus que está na Bíblia em Êxodo 20.13 e precisa ser obedecida. Matar? Nunca. Deus nos fez. Ele é dono da vida.

Deus não gosta de mãos que matam, das pessoas que fazem planos maus, dos pés que correm a fazer o mal e de quem provoca brigas.

 "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).

MARIDO E MULHER TEM QUE TER FIDELIDADE - 7º mandamento


Base Bíblica: Êxodo 20.14 e I Timóteo 5.22.

Objetivo:  As crianças entenderem o que é fidelidade e saber que o casal deve ser fiel um ao outro.

Descobrindo o tema - Pergunte às crianças se já foram a um casamento. Pergunte também porque as pessoas se casam. Após as respostas, fale que hoje estarão aprendendo a sétima Lei de Deus. Mostre o numeral 7 e leia êxodo 20.14. Esta Lei é pra o marido e a mulher. Ela ensina que os dois devem guardar o seu amor um para o outro, não podem dividi-lo com outra mulher ou com outro homem.

Mostre um álbum de fotos e difa que quando duas pessoas se casam, o marido e mulher, devem fazer de tudo para o casamento dar certo. Pergunte: O que o marido e a mulher tem que fazer para o casamento dar certo?

Em seguida, explique que Deus criou esta Lei para o homem que ser casar, não deixe a sua mulher ir viver com outra; da mesma forma, a mulher que se casar, não pode deixar o seu marido e ir viver com outro.

Quando eles vivem sempre juntos e não arrumam mais namoradas ou namorados, estão sendo fiéis um ao outro, ou seja, não estão adulterando.

Mostre um vidro de conserva e diga que o alimento que está dentro não se estraga porque está mergulhado em água misturada com conservantes, que são produtos que ajudam o alimento a não se estragar. Se abrirmos o vidro e colocarmos outro líquido, o que acontecerá? O alimento se estragará.

Na nossa família acontece algo semelhante. Se todos procurarem obedecer ao que está escrito na Bíblia, nossa família se manterá saudável.

Não adulterar é o mesmo que não trair. Em um casamento, marido e mulher prometem que serão fiéis um para o outro e que não irão amar outra pessoa. A esposa promete não se interessar por outro homem e o marido não se interessar por outra mulher. Os dois prometem não enganar um ao outro. Ao cumprirem o que prometeram estão sendo fiéis. Mas, se um deles começar a enganar e trair, saindo escondido com outra pessoa, então estará adulterando. A vontade de Deus é que pai e mãe estejam sempre unidos e felizes criando seus filhos, por isso Deus deu esta ordem.

ROUBAR? JAMAIS! 8º mandamento

Base Bíblica: Êxodo 20.15.

Objetivo: Compreender que não pode pegar dos outros, sem permissão, o que não lhe pertence.

Descobrindo o tema - Faça um cartaz com gravuras de reportagens de jornal e revista que falem sobre furtos e roubos.

Comente que hoje vamos aprender sobre um assinto que está todos os dias nos jornais da TV.. Leia algumas reportagens e estimule as crianças a falar qual o tema em comum entre as manchetes (elas observarão que todas falam de roubo).

Leve-as a perceberem que o roubo é um crime, AS pessoas que são roubadas são muito prejudicadas. Explore vastante o cartaz e permita que participem da discussão. Apresente o numeral 8 e diga que a oitava Lei que Deus nos deu fala sobre o roubo, leia para elas Êxodo 20.15.

O oitavo mandamento diz: Não roubarás. Quando pegamos o que não é nosso, estamos desobedecendo a Deus  assim cometemos pecado. Nunca devemos roubar. Jamais!

Atividade final - Diga: vamos fazer um compromisso de jamais usar nossas mãos para roubar. Passe tinta guache na palma das mãos das crianças e um de cada vez deverá ir até o cartaz e deixar a marca de suas mãos.

Escreva o nome da criança logo abaixo da marca das suas mãos. Deixe o cartaz exposto.

FALAR SEMPRE A VERDADE! 9º mandamento



Base Bíblica: Êxodo 20.16.


Objetivo: Entender que a mentira prejudica a todos. Demonstrar o desejo de sempre falar a verdade.

Descobrindo o tema - Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquetas. Oriente-as a mostrar o lado verde cada vez que alguém recitar um frase onde prevaleça a verdade. E mostrar o lado vermelho quando alguém recitar uma frase onde prevaleça a mentira. As frases podem ser: Eu tenho cinco anos; eu sou desta igreja; eu mora na Inglaterra; meu carro é verde, etc.
As crianças também poderão participar dizendo algo sobre a crianças que está sentada ao seu lado (nome falso, cor da roupa). Após a dinâmica, converse com as crianças sobre como Deus se desagrada quando mentimos. Leia êxodo 20.16 e ressalte que Jesus sempre dizia a verdade.
No nosso coração devemos guardar o que é bom.
Jesus sempre dizia a verdade e por isso, temos que ser como Ele: sinceros com os outros.
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Brincando com o tema - explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Fixe o coração em um mural e leia uma frase de cada vez perguntando "Isso está certo ou errado?". Deixe as crianças responderem sozinhas.
Cada ideia errada deverá ser jogada num cesto de lixo. As boas ideias serão guardadas no bolso do coração.


INVEJA? TÔ FORA! 10º mandamento





Base Bíblica: Êxodo 20.17.

Objetivo: Definir a cobiça e entender o que a inveja pode causar na vida de quem é dominado por ela. Valorizar o que tem.

A cobiça é quando você fica com inveja e quer tudo o que os outros tem. Além disto, ainda fica com raiva por não ter o mesmo que o outro tem, e nunca fica feliz com as coisas que tem.
A pessoa está sempre infeliz porque ela nunca reconhece o que Deus lhe dá. Deus não se agrada disso.
Você não precisa ter inveja do que é dos outros, pelo contrário deve sempre agradecer a Deus por tudo o que tem, assim ele ficará feliz, pois verá que você tem um bom coração.

Um comentário:

  1. Tenho uma observação quanto ao 4º mandamento. Jesus não mudou o dia de descanso e nem autorizou ninguém a mudar. Portanto, o 7º dia é o Sábado que Deus separou e santificou na criação e foi reiterado na tabua dos 10 mandamentos. O domingo foi um dia escolhido para adoração ao deus sol.
    O material é muito bom, somente com essa ressalva.
    Deus lhe abençoe ricamente.

    ResponderExcluir